Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural seleciona agricultores para o Programa Terra Forte em Imigrante
Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

Na quarta-feira, dia 29 de outubro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Imigrante realizou reunião para analisar e selecionar os agricultores beneficiários do Programa Operação Terra Forte no município.
Ao todo, 47 agricultores realizaram inscrição, e o Conselho teve a responsabilidade de selecionar 20 titulares e 4 suplentes para participar da iniciativa.
Selecionados:
Etapa 1: João Eduardo Acadroli, Lori Birkheuer Konrad, Cleusa Lutterbeck, Fausto Reichert, Gerson Schafer e Andre Henrique Haas;
Etapa 2:  Mathias Luis Mollmann, Fabiane Dorst, Roberto Hollmann, Marcelo Meier, Marizete Hofler Porsche, Herberth Magedanz e Anesio Scapini;
Etapa 3: Lurdes Beatriz Andrade, Ademar Wunder, Renata Possamai, Donald Otto Gruneval, Rosa Adriana Saleri Bera, Ademir Telk e Wanice Tiemann.
Suplentes:
Lindomar da Costa, Iraci Horst Schafer, Henrique Horst e Anneli Wahlbrinck.
A lista dos agricultores selecionados está sendo divulgada pelo Conselho Municipal, ficando à disposição da população interessada por prazo mínimo de cinco dias úteis, para apresentação de eventuais recursos. O pedido de recurso deve ser feito por escrito e entregue no Escritório Municipal da Emater de Imigante.
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, conhecido como Operação Terra Forte, é uma das maiores iniciativas de recuperação de solos já desenvolvidas no Estado. A proposta promove práticas agrícolas sustentáveis, fortalece a agricultura familiar e contribui para a reconstrução produtiva e ambiental do Rio Grande do Sul.
Financiado pelo Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), o programa conta com investimento inicial de R$ 300 milhões e contempla diagnóstico das propriedades, elaboração de planos individuais de recuperação, apoio de patrulhas mecanizadas, assistência técnica especializada e incentivo à Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Imigrante
