BUSCA NO SITE
A CIDADE

Características locais

O município de Imigrante, no Vale do Taquari possui cerca de 3 mil habitantes e se localiza entre os vales e a região serrana. Criado em 1988, o nome é uma homenagem aos imigrantes europeus que colonizaram o local. Possui economia diversificada, proveniente da indústria e comércio e a outra da produção primária.


A cultura popular é mesclada pelas descendências alemãs e italianas, que pode ser identificada nos estilos de construções, na fisionomia das pessoas e na língua que ainda predomina, inclusive nas gerações mais novas. Até mesmo as escolas disponibilizam aulas de alemão e italiano aos alunos.


A cidade se destaca na região, pelo nível educacional, sendo o município do vale do Taquari com menor nível de analfabetismo entre adultos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Economia

A economia local gira principalmente em torno das indústrias, comércio, e serviços, tendo destaque para a metalurgia, produtos de limpeza, cutelaria,laticínios, confecções, móveis, calçados e agroindústrias.


O setor primário se destaca pela produção de leite, frangos e suínos. As lavouras de milho são destinadas principalmente para silagem, para o rebanho das propriedades.


Área: 74 Km² (IBGE) ou 76,46 Km² (FEE)

Distância da capital do Estado: 136 km.

População:

Total do Município = 3.133 habitantes (outubro/2011);
Masculino = 1.538;
Feminino = 1.595.

Número aproximado de residências: 1.091.

Número de casas comerciais: 45.

Número de indústrias: 32.

Número de empresas de prestação de serviços: 65.

Agências Bancárias: 03 (Banrisul, Bradesco, e, Sicredi).

Feriados Municipais fixados pela Lei Municipal nº 1.252, de 26 de outubro de 2005:
- Sexta-feira Santa;
- 9 de maio – Dia de Santa Catarina de Bolonha (Santa Italiana), e, Dia de Maria Teresa de Jesus (Beata Alemã);
- Corpus Christi; e,
- 31 de outubro – Dia da Reforma.