.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Saúde - Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde alerta sobre o câncer de pele

O mês de dezembro é conhecido como “Dezembro Laranja”, justamente para que a doença, causas e tratamento sejam abordadas.


Saúde alerta sobre o câncer de pele

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, alerta sobre os casos de câncer de pele. O mês de dezembro é conhecido como “Dezembro Laranja”, justamente para que a doença, causas e tratamento sejam abordadas.

O câncer de pele é um tipo de câncer que se desenvolve quando as células da pele sofrem danos causados pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol ou de fontes artificiais, como camas de bronzeamento. Existem diferentes formas de câncer de pele, sendo os tipos mais comuns o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

“O carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular geralmente se manifestam como feridas que não cicatrizam, saliências, manchas ou pintas que mudam de cor, tamanho ou textura. Já o melanoma é reconhecido por mudanças em pintas já existentes ou pelo surgimento de novas pintas que têm formato irregular, bordas assimétricas, de cor marrom/preto (mas pode ter outras cores) e diâmetro geralmente maior que seis milímetros, mas pode ser menor que isso”, explica o médico Miguel Fantin Dachery.

“É fundamental que as pessoas estejam atentas a qualquer alteração na pele, principalmente aquelas de pele mais clara, pois têm maior propensão a desenvolver câncer de pele devido à menor quantidade de melanina, que é o pigmento protetor da pele. “Fazer auto-exames regularmente, observando mudanças em pintas ou manchas é uma prática importante para identificar precocemente possíveis sinais de câncer de pele”, acrescenta a secretária Jóice Cristina Horst.

O uso regular de protetor solar, evitar a exposição solar intensa entre 10h e 16h e utilizar roupas e acessórios que protejam a pele são medidas preventivas cruciais. Quando detectado precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura. Portanto, estar consciente sobre as características desse tipo de câncer e realizar um acompanhamento regular com um profissional de saúde são passos importantes para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.


Médico Miguel Fantin Dachery
RMS 4305676/RS



 

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

81 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.