.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

07h30min às 11h30min | 13h às 17h.

Saúde - Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde disponibiliza transporte para realização de mamografias

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.


Saúde disponibiliza transporte para realização de mamografias

O município de Imigrante, através da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, disponibiliza para a população feminina o acesso gratuito ao exame de mamografia.

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Ela é recomendada para mulheres de 40 a 69 anos e deve ser repetida a cada dois anos. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito anualmente a partir dos 35 anos após orientação médica.

Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.

Para agendar o exame a paciente deve procurar o Centro de Saúde e solicitar a realização do exame com a equipe médica. As enfermeiras das UBS também podem solicitar o exame. Após organização de um grupo mínimo, ocorre o transporte da Secretaria da Saúde até o Hospital Santa Terezinha em Encantado para a realização do exame de forma gratuita. A Secretaria recebe mensalmente 13 vagas para a realização do exame. No momento não há fila de espera e para o mês fevereiro há vagas disponíveis.

O resultado dos exames é avaliado pelo Médico Ginecologista Dr. Mauro Rafael Engel, e em caso de um diagnóstico fora da normalidade, mais exames são solicitados.

Informações podem ser obtidas com Ana Patrícia pelo telefone 3754 1163.

 

Foto Reprodução


 

Foto reprodução 

119 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Imigrante - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.