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Notícias por Categoria
Mais duas pesquisas de opinião estão previstas ainda em 2025
A Administração Municipal de Imigrante apresenta os resultados da pesquisa de opinião pública realizada recentemente, que avalia a percepção da população sobre o Prefeito Germano Stevens e todas as secretarias municipais. O levantamento evidencia o reconhecimento da dedicação, da proatividade e da qualidade dos serviços prestados, além de indicar sugestões e demandas da comunidade para aprimorar atendimento, comunicação, infraestrutura e gestão pública.
Prefeito Germano Stevens
O Prefeito Germano Stevens aparece com uma imagem fortalecida na percepção da população, especialmente pela dedicação e pela atuação proativa em momentos decisivos. Sua presença constante no acompanhamento das obras e a articulação política para buscar soluções concretas reforçam a imagem de uma liderança comprometida com o bem-estar coletivo. Diversos entrevistados citaram sua paixão, dedicação e empenho para com a comunidade imigrantense como algo ímpar e que orgulha a comunidade.
Teve críticas por parte de alguns entrevistados que mencionaram a dificuldade de conseguir conversar com ele no gabinete, da mesma forma como alguns se manifestaram dizendo que ele precisa atender mais ao munícipe e melhorar a recepção da Prefeitura. Alguns entrevistados disseram que ele precisa divulgar mais as ações do governo e das secretarias, e outros se manifestaram de que o Prefeito poderia informar algumas ações antes de executá-las. Sua liderança e o desempenho na realização e busca de inovar e construir foram destacados por uma grande quantidade de entrevistados, e na avaliação geral alcançou a nota de 8,4.
Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças
A Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças foi destacada pela organização dos atendimentos e pelo trato respeitoso com os cidadãos. A população percebe que há um esforço em atender com cordialidade e dar encaminhamento eficiente às demandas que chegam à Prefeitura, demonstrando respeito ao contribuinte e cuidado com o serviço público. Alguns entrevistados apontaram que, quando chegam na recepção, muitas vezes não há ninguém para atender. Outros acharam que há muitas pessoas trabalhando na Prefeitura e se manifestaram no sentido de que é preciso contratar mais profissionais qualificados para atender as demandas dos munícipes. Também houve manifestações de que a Secretaria precisa avançar mais, inovar, ser mais tecnológica e menos burocrática. O secretário e sua equipe receberam nota 7,2.
Secretaria de Saúde e Assistência Social
A área da saúde pública foi apontada como um dos principais diferenciais da atual Administração Municipal. A maioria da população reconheceu o bom desempenho das unidades de saúde, especialmente no que diz respeito à qualidade do atendimento ao público, à agilidade nos encaminhamentos médicos, à diversidade de exames, consultas e procedimentos oferecidos e ao esforço da equipe em resolver problemas, mesmo diante das dificuldades do dia a dia. Esse reconhecimento demonstra o compromisso da secretária e de toda a sua equipe com a melhoria contínua dos serviços prestados. A gestão da saúde alcançou a nota 8,0.
Destacam-se ações estratégicas que contribuíram diretamente para esse resultado, como o trabalho dedicado das Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que mantêm contato direto com a população, fortalecendo a prevenção e o acompanhamento contínuo dos pacientes, a realização de mutirões de cirurgias eletivas, que ajudaram a reduzir a fila de espera e devolveram qualidade de vida a muitos cidadãos, e o investimento na melhoria da estrutura física das unidades de saúde e na ampliação da frota de veículos, garantindo mais conforto e agilidade no atendimento, inclusive no transporte de pacientes. Além disso, a atuação integrada com a Assistência Social tem sido fundamental para o acolhimento e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo um cuidado mais humanizado e completo.
Embora os resultados tenham sido majoritariamente positivos, parte dos entrevistados destacou oportunidades de melhoria, como maior cordialidade e receptividade por parte de alguns profissionais, especialmente nas recepções e entre motoristas que atendem diretamente os usuários, e a inclusão de atividades como hidroginástica, voltadas para pessoas da terceira idade e pacientes em recuperação pós-cirúrgica.
Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação teve a inclusão de alunos com necessidades especiais apontada como um avanço significativo. A estrutura voltada à acessibilidade, como aulas de Libras e suporte individualizado, evidencia o compromisso da gestão com a igualdade de oportunidades e com a formação de um ambiente escolar mais justo e acolhedor.
Alguns entrevistados manifestaram a necessidade de ampliação com construção de mais salas de aula na EMEF Arco-Íris, enquanto outros criticaram as precárias instalações da rede de energia na escola do Centro. Muitos solicitaram a construção e abertura de um berçário em creche. O transporte escolar foi bastante elogiado, embora haja pequenas críticas aos veículos e ao cumprimento de horários. Alguns entrevistados apontaram que alguns profissionais da educação apresentavam pouco comprometimento, utilizavam celular em horário de expediente ou transitavam em comércios. Também houve elogios a diversos profissionais da área.
A pesquisa mostrou que o secretário deveria visitar mais as escolas e houve posicionamentos positivos à contratação de coordenadora de educação. Foram elogiadas as reformas nas escolas, o espaço da biblioteca e o aumento do acervo de livros. A população também solicitou o fechamento do ginásio na escola do Centro. O secretário e sua equipe tiveram nota 6,9.
Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico teve diversas manifestações de reconhecimento às ações voltadas ao incentivo da produção agrícola, como os pacotes de insumos e serviços de apoio direto aos produtores. O aumento do pacote agrícola foi lembrado por vários entrevistados, assim como os incentivos recebidos.
A população demonstrou expectativa por mais investimentos em inovação, capacitação técnica e oportunidades para jovens permanecerem e prosperarem no campo. Houveram manifestações no sentido de que é preciso maior atenção ao comércio do município, com estudo de possibilidades de incentivos e maior fiscalização dos ambulantes que não recolhem tributos. A comunidade rural solicitou presença mais constante do secretário e de sua equipe nas propriedades, além de alternativas para aviários fechados após a falência da Cooperativa Languiru. Muitos entrevistados se queixaram da dificuldade de acesso a boletos de pagamentos por serviços prestados, precisando se deslocar várias vezes à Secretaria. O secretário e sua equipe receberam nota 6,8.
Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo
A Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo foi bem avaliada pela população, que percebeu na realização de eventos culturais e esportivos um fator de integração comunitária e fortalecimento da identidade local. A presença do poder público nessas áreas tem garantido acesso a atividades de lazer e entretenimento em diferentes regiões, além de incentivar o turismo e movimentar a economia local. Destacou-se o bom trabalho do secretário e de sua equipe, que atingiram nota 7,5. Foram mencionadas as escolinhas de futebol e o investimento com dançarinos de grupos folclóricos, desde os infantis até os da terceira idade. A valorização da cultura pelo governo foi uma manifestação constante.
A população pediu atenção ao banheiro público recém-construído em Daltro Filho e solicitou a construção de um banheiro público no Centro do município, apontou críticas à construção da ciclovia, solicitou melhor sinalização do interior, embelezamento da cidade e mais lixeiras.
Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana
Houve destaque às obras de pavimentação já construídas em todo o município. Praticamente todas as comunidades mencionaram os investimentos recebidos em infraestrutura, percebendo a entrega de importantes obras como marca da gestão. Os asfaltamentos de vias e a reconstrução de pontes foram citados como fundamentais, devolvendo mobilidade aos munícipes. Também foram destacados o serviço de recolhimento de lixo e entulhos.
Por outro lado, houve apontamentos sobre falta de comprometimento de alguns servidores, excesso de velocidade de veículos, necessidade de mais iluminação no interior e melhorias nos acessos e iluminação das pinguelas reconstruídas. O secretário e sua equipe tiveram avaliação próxima a nota 7, sendo elogiado pelo pronto atendimento, mas também recebendo críticas sobre o acompanhamento de serviços assumidos e de serviços prestados a terceiros.
A pesquisa reforça o compromisso da Administração Municipal com a escuta ativa, a transparência e a melhoria contínua dos serviços públicos. A Administração reafirma que continuará ouvindo a população, promovendo ações que atendam às demandas e sugestões dos cidadãos, e acompanhando de perto os resultados das políticas públicas. As próximas pesquisas de opinião, previstas ainda para 2025, servirão para avaliar o impacto das ações implementadas, corrigir eventuais falhas e fortalecer cada vez mais uma gestão próxima, eficiente e responsável.
Crédito da foto: Divulgação Prefeitura de Imigrante
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